domingo, 1 de setembro de 2013

COMPUTADORES EM EDUCAÇÃO QUÍMICA : ESTRUTURA ATÔMICA E TABELA PERIÓDICA

             

  ESTRUTURA ATÔMICA E TABELA PERIÓDICA

Em 1999, o Programa Nacional de Informática na Educação (Pro Info) do Ministério da Educação (MEC) concluiria a instalação de 100 mil computadores em 16 mil escolas públicas de ensino básico. Nessas escolas, seriam constituídos laboratórios de informática educativa. Neles, tal qual ocorre nos laboratórios de ciências, estarão à disposição de alunos e professores uma série de ferramentas e metodologias para o auxílio à aprendizagem. No panorama tecnológico atual, existem diversas alternativas para a aprendizagem com o uso do computador, tais como a comunicação e a consulta de informações distribuídas pela Internet ou o uso de softwares educacionais.

O ENSINO E A APRENDIZ AGEM DOS CONCEITOS DE ESTRUTURA ATÔMICA


Um dos conceitos centrais da química é o do átomo. Como é sabido, a preocupação com a essência da matéria fez parte da filosofia da Grécia antiga e foi nessa época que se postulou a noção de átomo, entendido como a partícula indivisível que faria parte da estrutura de todos os materiais. De antanho até nossos dias, o conceito de átomo foi refinado por muitas teorias, que utilizaram diversos dados empíricos e modelos conceituais.
  Apesar das teorias descreverem e explicarem a estrutura do ÁTOMOS

       O software educativo e sua utilização

Remonta à época do período inicial da informatização da escola públicas, a ideia de que um software bem elaborado não será necessariamente bem trabalhado. Por exemplo, é importante que o professor relacione as lições com aquilo que o aluno já sabe e isso o software não garantiria5. Assim, antes de se utilizar o software que contém uma representação dos experimentos desenvolvidos por Rutherford e seus colaboradores, por exemplo, pode-se discutir a interação das partículas alfa com a matéria à luz do modelo de Thomson, conforme consta em ampla literatura.
Por outro lado, existem softwares educacionais que são definidos como sistemas de informação, como por exemplo o KC?
Discover , que é utilizado em atividades de ensino e aprendizagem das propriedades dos elementos químicos.
   Esse tipo desoftware reúne os dados que são necessários à construção de relações, de classificações ou de sínteses conceituais que se  ponham ou estejam em curso no exercício da aprendizagem.

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

As discussões sobre conteúdos químicos feitas com o auxílio de programas de computador podem prosseguir, por exemplo, com o estudo da regularidade envolvida nas propriedades físico-químicas e da classificação dos elementos químicos. Nesse caso, os sistemas informatizados de administração de dados podem ser de grande utilidade na hora de facilitar e permitir a consulta, a manipulação e a apresentação de dados essenciais para estudos de correlação, tais como o estabelecimento da regularidade e da classificação associadas à Tabela Periódica.
A descoberta da lei periódica é considerada um marco sem precedentes no desenvolvimento da química, tendo a mesma importância da descoberta das partículas fundamentais e da teoria moderna da estrutura atômica. Não há dúvida que a Tabela Periódica se tornou um valioso instrumento didático no ensino da Química  , porém o seu estudo remete ao do modelo atômico, já que o sucesso da Tabela Periódica subentende o conceito de átomo26 . Assim, pode-se tanto utilizar a lei periódica para desenvolver a aprendizagem dos modelos atômicos, como, vice-versa, utilizar os modelos atômicos, já trabalhados, para explicar a classificação.

O software e seu uso
Existem vários softwares educacionais sobre a Tabela Periódica, provavelmente com o mesmo número de versões que as edições impressas. No entanto, tanto essas como aqueles, em geral, não foram produzidos para atividades que possibilitem a busca de correlações entre as propriedades dos elementos químicos, ou seja, não são dirigidos a atividades de aprendizagem que busquem por classificações e sínteses das propriedades dos elementos químicos.

Em parte, isso se dá porque a Tabela Periódica é apresentada em seu formato padronizado e amplamente divulgado, muitas vezes limitando as atividades de ensino a simples descrições do comportamento das propriedades dos elementos químicos em relação aos grupos ou períodos.

FONTES:

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