domingo, 1 de setembro de 2013


        Denomina-se computador uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital, ao qual estamos mais acostumados a entender por esse termo. O computador tem inúmeros atributos, dentre eles armazenamento e processamento de dados, desenho industrial, cálculo em grande escala.
       O objetivo geral é reconhecer a utilidade dos microcomputadores nos laboratórios
de química, facilitando o trabalho dos laboratoristas. A computação química trata da representação simbólica de estruturas moleculares e reações químicas. Com o aproveitamento cada vez mais abundante, a informação química requer o desenvolvimento constante de metodologias novas, que não podem ser feitas sem conhecimentos de química e informática.
       Suas aplicações vem desde banco de dados até a química combinatória , com o objetivo de ser uma ferramenta de programação que permita desenvolver outros aplicativos nesta área da química. A química usa hoje intensivamente a área da informática e computação com uma especificidade muito própria: as principais funcionalidades dos computadores.


                                        






       





    Exemplos de programas químicos computacionais utilizados para a facilitação da vida laboratorista:

* Gaussian: Estudo de moléculas
*Gperiodic: Estudo da tabela periódica
*Garlic: Editor de moléculas
*Gchem3d: Visualizador de estruturas moleculares
*EasyChem: Editor da estrutura química

Os computadores chegaram aos laboratórios químicos com a utilização dos sofwares e técnicas de inteligência artificial para reconhecimento de padrões que representam e manipulam estruturas e reações químicas no computador. Atualmente empregam-se softwares no estudo de correlações entre propriedades mecânico-quântico e a estrutura de moléculas, na implementação de geradores automáticos de estruturas em conjunto de moléculas, dentre outras aplicações. 
                                           








FONTE DE PESQUISA:


www.espacovazio.wordpress.com

www.cienciapt.net

www.portaldoestudante.uevora

Nenhum comentário:

Postar um comentário