ESTRUTURA ATÔMICA E TABELA PERIÓDICA
Em
1999, o Programa Nacional de Informática na Educação (Pro Info) do Ministério
da Educação (MEC) concluiria a instalação de 100 mil computadores em 16 mil
escolas públicas de ensino básico. Nessas escolas, seriam constituídos
laboratórios de informática educativa. Neles, tal qual ocorre nos laboratórios
de ciências, estarão à disposição de alunos e professores uma série de
ferramentas e metodologias para o auxílio à aprendizagem. No panorama
tecnológico atual, existem diversas alternativas para a aprendizagem com o uso
do computador, tais como a comunicação e a consulta de informações distribuídas
pela Internet ou o uso de softwares educacionais.
O ENSINO E A APRENDIZ AGEM DOS CONCEITOS DE ESTRUTURA ATÔMICA
Um dos conceitos
centrais da química é o do átomo. Como é sabido, a preocupação com a essência
da matéria fez parte da filosofia da Grécia antiga e foi nessa época que se
postulou a noção de átomo, entendido como a partícula indivisível que faria parte
da estrutura de todos os materiais. De antanho até nossos dias, o conceito de
átomo foi refinado por muitas teorias, que utilizaram diversos dados empíricos
e modelos conceituais.
Apesar das teorias descreverem e explicarem a
estrutura do ÁTOMOS
O software educativo e sua utilização
Remonta
à época do período inicial da informatização da escola públicas, a ideia de que
um software bem elaborado não será necessariamente bem trabalhado. Por exemplo,
é importante que o professor relacione as lições com aquilo que o aluno já sabe
e isso o software não garantiria5. Assim, antes de se utilizar o software que
contém uma representação dos experimentos desenvolvidos por Rutherford e seus colaboradores,
por exemplo, pode-se discutir a interação das partículas alfa com a matéria à
luz do modelo de Thomson, conforme consta em ampla literatura.
Por outro lado,
existem softwares educacionais que são definidos como sistemas de informação,
como por exemplo o KC?
Discover , que é utilizado em
atividades de ensino e aprendizagem das propriedades dos elementos químicos.
Esse
tipo desoftware reúne os dados que são necessários à construção de relações, de
classificações ou de sínteses conceituais que se ponham ou estejam em curso no exercício da
aprendizagem.
O ENSINO E APRENDIZAGEM DA CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
As
discussões sobre conteúdos químicos feitas com o auxílio de programas de
computador podem prosseguir, por exemplo, com o estudo da regularidade
envolvida nas propriedades físico-químicas e da classificação dos elementos
químicos. Nesse caso, os sistemas informatizados de administração de dados
podem ser de grande utilidade na hora de facilitar e permitir a consulta, a
manipulação e a apresentação de dados essenciais para estudos de correlação,
tais como o estabelecimento da regularidade e da classificação associadas à
Tabela Periódica.
A descoberta da lei
periódica é considerada um marco sem precedentes no desenvolvimento da química,
tendo a mesma importância da descoberta das partículas fundamentais e da teoria
moderna da estrutura atômica. Não há dúvida que a Tabela Periódica se tornou um
valioso instrumento didático no ensino da Química , porém o seu estudo remete ao do modelo atômico,
já que o sucesso da Tabela Periódica subentende o conceito de átomo26 . Assim,
pode-se tanto utilizar a lei periódica para desenvolver a aprendizagem dos
modelos atômicos, como, vice-versa, utilizar os modelos atômicos, já trabalhados,
para explicar a classificação.
O
software e seu uso
Existem
vários softwares educacionais sobre a Tabela Periódica, provavelmente com o
mesmo número de versões que as edições impressas. No entanto, tanto essas como
aqueles, em geral, não foram produzidos para atividades que possibilitem a busca
de correlações entre as propriedades dos elementos químicos, ou seja, não são
dirigidos a atividades de aprendizagem que busquem por classificações e
sínteses das propriedades dos elementos químicos.
Em
parte, isso se dá porque a Tabela Periódica é apresentada em seu formato
padronizado e amplamente divulgado, muitas vezes limitando as atividades de
ensino a simples descrições do comportamento das propriedades dos elementos químicos
em relação aos grupos ou períodos.
FONTES:
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