segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Computador Químico
O computador químico é um computador utilizado pelos químicos na chamada química computacional, para efetuar cálculos de alta complexidade e armazenar informações de pesquisa.
Existem cálculos químicos que apresentam um grau acentuado de dificuldade para serem feitos da maneira convencional tais como os cálculos de mecânica quântica, utilizados para testar produtos e novas moléculas sintetizadas sem que estes estejam prontos ainda, evitando assim gastos inúteis, por que geralmente análises apuradas são demoradas e caras para que sejam realizadas. De modo que um computador programado para essa finalidade evita os gastos e a perda de tempo.
A química é uma ciência que cresce a cada dia em suas divisões. Atualmente, existem cerca de 1 milhão de compostos inorgânicos e mais de 16 milhões de compostos orgânicos e a cada dia os químicos isolam mais e mais compostos, de forma que armazenar todos esses dados em computadores convencionais torna-se impossível. Foi partindo dessa idéia que uma equipe de cientistas da Universidade West Egland, em Bristol, liderada pelo professor Adamatzky Andrew, iniciaram suas pesquisas na construção de um computador capaz de interpretar reações químicas e armazenar o máximo possível de conhecimento facilitando assim o acesso de diversos químicos e outros pesquisadores de áreas afins em todo o mundo.
O computador químico é baseado em uma sequência de reações químicas oscilantes denominadas Reações de Belousov-Zhabotinsky (BZ), que são reações de oxirredução, descobertas pelo bioquímico russo Boris Pavlovich Belousov em 1950 e em 1961 aperfeiçoada pelo estudante Anatol Zhabotinsky da Universidade de Moscou. Belousov quando das pesquisas a cerca do ciclo de Krebs ele descobriu acidentalmente que uma reação mudava de cor e não atingia o equilíbrio químico. A reação foi:

As ondas oscilatórias dessas reações são acompanhadas por um eletrodo de potencial redox acoplados ao computador, que converte essas oscilações em gráficos que são calculados através do Diagrama de Vorone, que é um conjunto de duas formas tridimensionais. Os cientistas descobriram que computadores químicos são capazes de realizar cálculos algébricos complexos, tornando-os fórmulas mais simples para aplicação no cotidiano da pesquisa.
Cientistas pesquisam um computador que seja capaz de efetuar cálculos, armazenar informações, simular reações químicas e estimar forma de moléculas em poucos segundos, porém para que isso ocorra é necessária alguma coisa na faixa de petaflops. Na atualidade são comuns o uso de computadores na casa dos teraflops, mas a medida que a ciência no campo da química avança torna-se necessário o desenvolvimento de sistemas cada vez mais sofisticados que irão operar na casa dos petaflops que são 1.000 vezes superiores aos supercomputadores teraflops atualmente em operação. Esses computadores fazem parte de uma emergente área da química denominada química computacional, que ainda não é reconhecida oficialmente como uma divisão ficando restrita a auxiliar as 4 divisões clássicas da química, a saber Analítica, Físico-Química, Orgânica e Inorgânica.

Anexos




Reações BZ simuladas por um computador químico

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O uso da Informática na Química

       Em plena era digital, ainda se encontram pessoas que não estão familiarizadas com a tecnologia que é o computador. Este equipamento está presente no dia-a-dia de quase todas as pessoas, seja na forma de um caixa eletrônico de banco, ou até mesmo em um automóvel. E no processo de ensino aprendizagem, o computador por oferecer diversos benefícios para uma melhor aprendizagem. Entretanto, ainda são muitos os estudantes que não tem acesso a essa tecnologia, principalmente os de baixa renda. Seria então, interessante que as escolas oferecessem aos estudantes essa tecnologia em prol do melhor aprendizado, mas essa também é uma realidade distante de muitos centros de ensino. Na gestão de informação, computação, comunicação e edição, a Química usa hoje intensivamente e com uma especificidade muito própria, as principais funcionalidades dos computadores. O aproveitamento da cada vez mais abundante informação química requer o desenvolvimento constante de metodologias novas, que não pode ser feito sem uma forte formação em Química e sólidos conhecimentos de Informática. A existência de uma gama extensa de software para Química exige dos potenciais utilizadores conhecimentos específicos sobretudo ao nível dos métodos envolvidos. Por tudo isto, sugere-se a incorporação de conteúdos de Quimio-informática no sistema de ensino universitário e são propostos temas a tratar nesse contexto.

Fontes:


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Um pouco de historia antes de tudo


A primeira descoberta científica de um elemento, ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo. Durante os 200 anos seguintes, foi adquirido um grande volume de conhecimento relativo às propriedades dos elementos e seus compostos, pelos químicos. Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas iniciaram a investigação de modelos para reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificação.


Dmitri Ivanovich Mendeleev


A primeira classificação, foi a divisão dos elementos em metais e não-metais.
Mendeleiev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e as suas propriedades químicas e físicas. Colocando as cartas em cima de uma mesa, organizou-as em ordem crescente das suas massas atômicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes.




Formou-se então a tabela periódica.
A vantagem da tabela periódica de Mendeleiev sobre as outras, é que esta exibia semelhanças, não apenas em pequenos conjuntos como as tríades. Mostravam semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal.
Em 1906, Mendeleiev recebeu o Prêmio Nobel por este trabalho.


Tabela Periódica 



Em meio a tantas tecnologias  chegamos ao que realmente importa: “A Tabela Periódica Virtual” que pode estar instalada no seu computador e ate no seu celular.
Modelo de uma das Tabelas Periódicas Virtuais
A tabela tem suas próprias definicões, e funções. Apresentar a periodicidade dos elementos químicos de acordo com as características e propriedades físico-químicas. Mostra dados e classificações da tabela periódica dos elementos químicos. Permite busca por símbolo, nome e nome em inglês. Dependendo da tabela que você escolher e baixar pois saiba que cada uma delas  tem as suas funcões.






Sites ao qual você pode achar algumas tabelas periódicas:




Para celulares:
http://ziggi.uol.com.br/tag/baixar-gratis-tabela-periodica